Especialização em diversos setores
A ACTUS AUDITORES entende a auditoria como um processo, a ser aplicado em todas as fases do ciclo administrativo, em todos os ambientes da organização, cujo objetivo primordial é averiguar se as atividades desenvolvidas pela organização estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.
Estamos sempre buscando trazer inovação e atualização contínua aos nossos serviços.
Especialização em diversos setores
Equipe altamente qualificada
Abordagem personalizada
Uso de tecnologia avançada
Destinada a validar e por consequência dar credibilidade e transparência sobre as demonstrações contábeis, aumentando o grau de confiança por parte dos usuários externos destas informações. Isto é alcançado mediante a expressão de uma opinião formal e independente do auditor, para assegurar se as demonstrações financeiras foram adequadas e fidedignamente elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura e legislação vigente aplicável.
Tem como objetivo validar o processo de gestão no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas, objetivando assegurar a inexistência de eventuais vulnerabilidades e/ou desvios aos quais a companhia esteja sujeita.
Destinada a avaliar a existência e a adequação das operações, atividades contábeis e financeiras das companhias, permitindo a visualização da situação e confiabilidade dos sistemas de controles internos, procedimentos contábeis e informações gerenciais, bem como do propósito e da eficácia de cada procedimento. Os controles internos compreendem o plano organizacional e o conjunto coordenado de métodos e medidas adotadas pela companhia, com a finalidade de proteger seu patrimônio.
Objetiva avaliar e validar a veracidade dos tributos incidentes, o tratamento fiscal sobre as operações realizadas e mapear os riscos de não conformidades, sempre com vistas a minimizar a carga tributária, além de identificar a melhor estrutura societária, operacional e tributária para a companhia.
A ACTUS executa esta auditoria com o auxílio de ferramentas informatizadas que permitem buscar 100% das informações declaradas às autoridades tributárias e confrontá-las com a legislação vigente, identificando as eventuais divergências nos recolhimentos dos tributos.
Destinada a assegurar o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, esta área da auditoria é desafiadora considerando a complexidade e o dinamismo da legislação trabalhista e previdenciária brasileira. Isto tem acarretado grande dificuldade e até mesmo prejuízos às companhias, pois a não adoção de determinados procedimentos, bem como a não observância de determinados comandos legais, podem desencadear à ocorrência de contingências que, uma vez identificadas em eventuais fiscalizações do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, costumam surpreender a administração com desembolso de valores expressivos, com repercussão no fluxo de caixa e nas demonstrações contábeis da companhia.
A Due Diligence tem como objetivo investigar as informações contábeis, fiscais, tributárias, cíveis, previdenciárias e trabalhistas das companhias nos processos de aquisições, cisões e fusões, além de identificar os ativos e passivos das companhias, ocultos ou não, permitindo aos potenciais compradores e investidores terem ciência dos riscos envolvidos nesses processos.
A ACTUS executa serviços de Due Diligence contábil e jurídica nos processos de compra e venda de companhias, através de serviços que envolvem a revisão e análise das demonstrações contábeis das partes envolvidas, dos processos cíveis, trabalhistas e tributários em curso, cujos desfechos são de difícil certificação, bem como dos demais riscos existentes no negócio do vendedor, objetivando aconselhar o comprador sobre prováveis contingências ou aspectos que possam impactar no preço da compra e/ou operações futuras. Neste contexto, também realizamos serviços voltados à elaboração e/ou revisão do Valuation.
Destinadas a atender situações específicas, com intuito em buscar uma opinião externa sobre seus controles internos. Estas auditorias podem ser setoriais (compras, finanças, produção, estoques, logística etc.) ou até mesmo tributárias, trabalhistas e previdenciárias. Para estas situações específicas, os auditores independentes podem executar os serviços através de auditorias previamente acordadas, nas quais aplicam-se as metodologias de auditoria, bem como a experiência acumulada de seus profissionais, resultando, dessa forma, no aprimoramento dos controles internos das companhias e na aderência às práticas contábeis nacionais e internacionais.