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As organizações têm demonstrado grande interesse em realização de trabalhos especiais ou recorrentes de forma terceirizada. Desta forma, a ACTUS dispõem de expertise e estrutura adequada para atender de forma segura a gestão dos negócios sem a necessidade do cliente administrar áreas de apoio para cumprimento de rotinas contábeis, fiscais ou departamentais.

Proposição de terceirização de setores, tais como CONTÁBIL, FISCAL e FOLHA de PAGAMENTO. Com este mecanismo, as empresas não necessitam de estrutura interna, reduzindo custos e dispondo de setores estratégicos atualizados...

Desenvolvimento e definição dos critérios de custeio de produtos e serviços, bem como mecanismos de formulação de preços sugeridos de vendas, em consonância com os impactos tributários e gerenciais.

Abrange levantamento físico dos bens do ativo imobilizado e intangível, cadastramento e identificação dos bens, conciliações de registros auxiliares com os contábeis, avaliações a valor justo ou de mercado, implantação em sistemas de processamento de dados e elaboração de normas de controle patrimonial.

Análise das práticas e políticas tributárias das organizações, buscando alternativas para redução da carga tributária ou diferimento de recolhimentos, aproveitamento de créditos, compensações de recolhimentos indevidos ou a maior, otimização de fluxo de caixa.

Acompanhamento do contencioso administrativo e judicial, através de ações contra fiscalizações, autuações e execuções fiscais, além de elaboração de pareceres e estudos tributários, na busca de soluções dinâmicas e adequadas ao contexto de cada caso.

As recentes convergências de normas e alterações de legislação, tem dificultado as empresas na elaboração das suas demonstrações financeiras. Neste sentido, dispomos de recursos para assessoria na elaboração e/ou fechamentos de balanços, notas explicativas, inclusive balanço social.

A experiência da ACTUS possibilita auxiliar em processos judiciais que envolvam trabalho de perícia, bem como assistência técnica.

Execução de todo trâmite e documentação exigidas em lei pelos órgãos competentes, por meio de processos eficientes e organizados, permitindo que sua empresa fique livre dos entraves burocráticos que atrapalham o dia a dia do seu negócio.
Dentre nossas ofertas, destacamos:

  • Abertura e encerramento de empresas
  • Alterações contratuais
  • Elaboração e registro de documentos empresariais, tais como: atas de reunião de sócios, assembleias ordinárias e extraordinárias, registro de documentos de interesse da empresa
  • Acordo de acionistas/quotistas
  • Instrumentos de Fusão, cisão e incorporação
  • Abertura e manutenção de documentos estatutários de Sociedades Empresárias, Associações sem fins lucrativos e Instituições Filantrópicas
  • Trâmites para reorganização societária e planejamento sucessório
  • Certidões e outros documentos legais
  • Publicação em jornais de grande circulação

As experiências amealhadas através da educação formal, educação continuada e práticas diárias nas organizações, permitem à ACTUS AUDITORES disponibilizar uma ampla gama de serviços para atender a demanda dos seus clientes, permitindo-lhes explorar as oportunidades de negócios do mercado.

Estudos de alternativas de redução da carga tributária, postergações de pagamentos e projeção das incidências sobre as operações, sempre em consonância com a legislação aplicável.
Análises do processo integral de apuração dos tributos bem como a recuperação de créditos extemporâneos dos diversos impostos e contribuições.

Modelagem da estrutura organizacional compatível com a forma societária, visando a continuidade operacional e resolução de conflitos potenciais existentes. Nas áreas de planejamento fiscal e societário, atuamos de forma integrada com os demais consultores do cliente, formulando sugestões que conciliem os aspectos contábeis com as legislações fiscais pertinentes e as normas e interesses societários.

Estruturação dos negócios com vistas a continuidade dos negócios, bem como redução de cargas tributárias em função da sucessão.

Análise e estruturação de procedimentos que possibilitam determinar o valor econômico do negócio/empresa, para oportunizar negociações de acervos patrimoniais. Estes procedimentos são inerentes a previsões orçamentárias, fluxos de caixa futuros e premissas gerais que se constituem nas técnicas normais aplicáveis a cada segmento de negócio. A ACTUS possui know-how para realizar avaliação do valor econômico em todos os formatos aceitos no mercado, seja fluxo de caixa descontado (FCLD), múltiplos de EBITDA, etc., bem como emissão de laudo técnico fundamentado para este fim ou ainda justificação de eventual ágio gerado na operação.

Definição de políticas salariais, cargos, planos de carreira, participações nos resultados e avaliações de desempenho.

Definição das premissas de médio e longo prazos, objetivando estratégias de gestão com a direção única nos negócios.

Por ter registro nos mais variados órgãos reguladores de classe, a ACTUS dispõem de estrutura e credenciamento para elaboração de laudos de avaliação a valor contábil e de mercado, seja para aquisições, fusões ou cisões, seja para análise de recuperabilidade de ativos imobilizados e intangíveis (Impairment).

A ACTUS AUDITORES entende a auditoria como um processo, a ser aplicado em todas as fases do ciclo administrativo, em todos os ambientes da organização, cujo objetivo primordial é averiguar se as atividades desenvolvidas pela organização estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.

Destinada a validar e por consequência dar credibilidade e transparência sobre as demonstrações contábeis, aumentando o grau de confiança por parte dos usuários externos destas informações. Isto é alcançado mediante a expressão de uma opinião formal e independente do auditor, para assegurar se as demonstrações financeiras foram adequadas e fidedignamente elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura e legislação vigente aplicável.

Tem como objetivo validar o processo de gestão no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas, objetivando assegurar a inexistência de eventuais vulnerabilidades e/ou desvios aos quais a companhia esteja sujeita.

Destinada a avaliar a existência e a adequação das operações, atividades contábeis e financeiras das companhias, permitindo a visualização da situação e confiabilidade dos sistemas de controles internos, procedimentos contábeis e informações gerenciais, bem como do propósito e da eficácia de cada procedimento. Os controles internos compreendem o plano organizacional e o conjunto coordenado de métodos e medidas adotadas pela companhia, com a finalidade de proteger seu patrimônio.

Objetiva avaliar e validar a veracidade dos tributos incidentes, o tratamento fiscal sobre as operações realizadas e mapear os riscos de não conformidades, sempre com vistas a minimizar a carga tributária, além de identificar a melhor estrutura societária, operacional e tributária para a companhia.
A ACTUS executa esta auditoria com o auxílio de ferramentas informatizadas que permitem buscar 100% das informações declaradas às autoridades tributárias e confrontá-las com a legislação vigente, identificando as eventuais divergências nos recolhimentos dos tributos.

Destinada a assegurar o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, esta área da auditoria é desafiadora considerando a complexidade e o dinamismo da legislação trabalhista e previdenciária brasileira. Isto tem acarretado grande dificuldade e até mesmo prejuízos às companhias, pois a não adoção de determinados procedimentos, bem como a não observância de determinados comandos legais, podem desencadear à ocorrência de contingências que, uma vez identificadas em eventuais fiscalizações do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, costumam surpreender a administração com desembolso de valores expressivos, com repercussão no fluxo de caixa e nas demonstrações contábeis da companhia.

A Due Diligence tem como objetivo investigar as informações contábeis, fiscais, tributárias, cíveis, previdenciárias e trabalhistas das companhias nos processos de aquisições, cisões e fusões, além de identificar os ativos e passivos das companhias, ocultos ou não, permitindo aos potenciais compradores e investidores terem ciência dos riscos envolvidos nesses processos.
A ACTUS executa serviços de Due Diligence contábil e jurídica nos processos de compra e venda de companhias, através de serviços que envolvem a revisão e análise das demonstrações contábeis das partes envolvidas, dos processos cíveis, trabalhistas e tributários em curso, cujos desfechos são de difícil certificação, bem como dos demais riscos existentes no negócio do vendedor, objetivando aconselhar o comprador sobre prováveis contingências ou aspectos que possam impactar no preço da compra e/ou operações futuras. Neste contexto, também realizamos serviços voltados à elaboração e/ou revisão do Valuation.

Destinadas a atender situações específicas, com intuito em buscar uma opinião externa sobre seus controles internos. Estas auditorias podem ser setoriais (compras, finanças, produção, estoques, logística etc.) ou até mesmo tributárias, trabalhistas e previdenciárias.
Para estas situações específicas, os auditores independentes podem executar os serviços através de auditorias previamente acordadas, nas quais aplicam-se as metodologias de auditoria, bem como a experiência acumulada de seus profissionais, resultando, dessa forma, no aprimoramento dos controles internos das companhias e na aderência às práticas contábeis nacionais e internacionais.